Coros pela Paz

Domingo 27 Março 2022, 11H00 horas (hora continental portuguesa)

em cidades de Portugal e Europa aderiram

Junte-se a milhares de vozes para um evento simultâneo cantando pela paz em várias cidades europeias.

Viva um momento como este que ocorreu em Madrid no dia 5 de março

Continue lendo ⬇️

Em 5 de março, mais de 1.000 vozes se reuniram na Plaza del Reina Sofía, em Madri, após a chamada viral lançada pelo Coro Santiago Apóstol de Griñón (Madri, Espanha) apenas 24 horas antes, graças ao poder das redes sociais e dos corais. O objetivo era unir as vozes com um canto simples e unânime pela paz, interpretando o tradicional cânone 'Dona Nobis Pacem'.

Dado o surpreendente resultado da convocação e a emocionante atmosfera de unidade que se vivenciou, pretendemos repeti-la convocando cantores e coros de todas as cidades da Europa que se queiram unir para expressar seus desejos de paz através da canção.

Em que consistirá?

Coros por la Paz e Coros de Portugal juntam-se para criar um encontro de canto comum pela paz, em simultâneo, pelos coros de todas as cidades da Europa. Algo simples, massivo e com a maior participação possível de corais e instituições que queiram aderir. Contamos com a música coral como instrumento universal para contribuir para a paz na Europa e no mundo.

Estes são os principais dados:

  • Quando: domingo, 27 de março, às 11h00 (hora continental portuguesa)

  • Onde: na praça ou espaço aberto mais representativo e apropriado da sua cidade

  • Quem: todos os coros da cidade e arredores, e todos aqueles que gostam de cantar

  • O quê: Cantaremos o tradicional cânone "Dona Nobis Pacem" a três vozes, a cappella. Opcionalmente, podem ser realizadas outras peças simples adicionais e representativas de cada cidade.

  • Como: os coros vão encontrar-se presencialmente na zona mais emblemática da sua cidade. E ao mesmo tempo vamos unir todas essas imagens ao vivo por videoconferência e vamos transmiti-las nas redes sociais e mídias que aderem

  • Para quê: unir milhares de pessoas que amam o canto coral de toda a Europa por alguns minutos para cantar um hino simples que clama pela restauração da paz na Ucrânia e em todas as regiões do mundo devastadas pela guerra

Como posso colaborar?

Se você quiser participar do grande evento de Coros por la Paz no dia 27 de março, pode fazê-lo de várias maneiras:

  • cantando em sua cidade, individualmente ou com seu coral

  • dirigindo os coros que aderem em sua cidade

  • divulgar a iniciativa em mídias e redes locais ou globais

  • atuando como coordenador local em sua cidade e ligação com a coordenação geral do evento

  • fornecendo suporte tecnológico para a transmissão pela internet da chamada local em sua cidade

Como será organizado?

  • Será criada uma rede de entidades vinculadas à iniciativa (pessoas, corais, federações, associações, mídia, outras instituições) todas coordenadas pela equipe do corosporlapaz

  • Em cada cidade-membro será nomeado um elo operacional ou coordenador para promover as ações locais de comunicação, logística e produção de eventos.

  • Serão distribuídas instruções claras e simples para as tarefas de coordenação musical, logística e técnica

Como se inscrever

Se você deseja colaborar no evento simultâneo de 27 de março, deixe seus dados no formulário de inscrição, e enviaremos todas as informações e convocaremos as sessões.

A plataforma Coros por la Paz / Choirs for peace nasceu como uma iniciativa patrocinada pela Associação Família Coral Santiago Apóstol sediada em Griñón, Madrid, Espanha e visa unir todos os coros e instituições que queiram aderir aos eventos pela paz através de canto coral.

A associação Coros por Paz e a associação Coros de Portugal colaboram para levar a cabo esta iniciativa sem outro interesse que canalizar a música coral como instrumento de paz